by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

4

DispatchBulletinCampaign

by The Navegante da Lua of Portugal Digital. . 137 reads.

Commend Portugal

RECOGNIZING Portugal as one of the largest and most active non-English regions to have been home to a thriving community of Lusophone nations. For over 15 years Portugal has been the foremost example of how a minority language-based region can survive, and thrive, in the broader multiverse.

PRAISING the community's efforts to turn their region into a harbour of free-speech, free-expression and tolerance as defined by a written constitution, while maintaining a functioning democratic system with fair elections.

CELEBRATING Portugal's unique culture, characterised by:

  • Heated political debates intertwined with relaxed banter;

  • An over-the-top sense of national pride which has secured its independent status, having prevailed over 3 foreign invasions;

  • Platinumism, the uniquely nostalgic and mystical belief that the region's founder will one day return to vanquish and solve all the problems his people face.

NOTING Portugal's approach to foreign affairs, opting to promote and celebrate goodwill towards all, generally in a cheerful way. Not only has the region united to participate in all of the World Assembly elections and events, but it also has sent a delegate to the organization since its very beginning.

CONGRATULATING Portugal's promotion of ties with all Portuguese-speaking communities, and even with many Portuguese-speaking individual Nations in all of their works and projects.

APPLAUDING the organization of multiple international cultural initiatives focused on bringing the Portuguese language and traditions to a larger audience while strengthening ties with the dispersed lusophone community abroad, as are examples:

  • Bi-annual Writing and Singing contests;

  • A regularly published magazine with artwork made inside the region;

  • Several satirical comics inspired by the Latin mantra "ridendo castigat mores" (one corrects customs by laughing at them).

MARVELLED by the abundance of compelling and exceptionally written stories originating in the plethora of historical and political scenarios developed by the community.

ADMIRING the innovative and novel concept behind Portugal's Map in which regional influence has a direct link to the portion of land a nation can settle.

In summary, considering that Portugal, in general, works towards the goals of the World Assembly of promoting peace and goodwill amongst all Nations and Regions, and has been a historical member of this organization.

HEREBY COMMENDS Portugal

RECONHECENDO Portugal como uma das maiores e mais ativas regiões de expressão não-inglesa albergando uma próspera comunidade lusófona. Há mais de 15 anos que Portugal se destaca como o principal exemplo de como uma região baseada numa língua minoritária pode sobreviver e ser bem sucedida no multiverso.

LOUVANDO as ações da comunidade ao converterem a sua região num bastião da liberdade de expressão e da tolerância, mantendo paralelamente um sistema democrático com eleições regulares para a delegacia.

CELEBRANDO a cultura singular que caracteriza a região, composta por:

  • Debates acesos misturados com bocados de conversa relaxada.

  • Um sentido patriota e de orgulho nacional exacerbados que garantiram a sua independência, tendo sobrevivido a três invasões.

  • Platinumismo, a crença mística e messiânica que o fundador da região retornará para resolver todos os problemas que atormentam a região.

(...)

MARAVILHADOS

ADMIRADOS pelo conceito inovador por detrás do mapa regional português que faz a ligação entre a influência de uma nação e a parcela de terra que esta pode ocupar.

Concluindo considerando que Portugal contribui na generalidade para a promoção da paz e do bem-estar entre nações e regiões, cumprindo assim os objetivos estabelecidos pela Assembleia Mundial, da qual a região é um estado membro histórico.

CONDECORA-SE enfim Portugal


O que é a comenda?

A World Assembly (Assembleia Mundial), a versão das Nações Unidas presente no site, é caracterizada pela aprovação ou reprovação de vários tipos de propostas submetidas pelos membros. Um dos tipos de moção que pode ser apresentada é a Comenda, ou Commendation, funcionando como uma condecoração por atos valorosos em prol da experiência no jogo, sendo a maior (e única) honra que pode ser atribuída pelo NationStates em si. Tanto nações individuais como regiões inteiras podem ser condecoradas, sendo a única mudança para os visados (seja a proposta de facto aprovada) uma medalhinha no topo da página do mesmo com uma hiperligação para a moção.

Em Portugal o assunto da comenda surge de vez a vez mas agora há um esforço coletivo para de facto a alcançar. Todos sabemos que a nossa região é um caso estranho neste website: para além da notável diferença linguísitca, a nossa indiferença relativa para os joguinhos e roleplays que tantas vezes unem as regiões, optando nós por usar o RMB como um espaço de debate de ideias, entre outros aspetos, afirmam Portugal como um espaço singular e digno de ser reconhecido - é esse portanto o intuito da proposta que apresentaremos.

Como procederemos?

A longa e sinuosa estrada até à aprovação não pode ser feita de ânimo leve. Embora haja um consenso de cooperação no site em geral, experiências passadas provam que existirão pessoas que farão de tudo por sabotar a nossa experiência por uma mesquinhez imbuída em orgulho próprio. Não será um processo rápido e sem desamores, mas paulatinamente, e em apenas 4 mais ou menos demoradas fases, chegaremos ao objetivo final:

[a negrito a fase em que agora nos encontramos]

  • 1ª Fase - Concepção (06/12/2020-?)
    Há que começar por algum lado, e criando de facto o texto parece um bom ponto de partida. Felizmente não começamos do 0, chegaria até a dizer que já alcançámos o rascunho final, no entanto há ainda conceitos a ser alterados e ideias a ser adicionadas. No topo da página encontrarás o que temos até agora, se tiveres alguma sugestão propõe no RMB ou envia um telegrama ao Delegado!

  • 2ª Fase - Publicação
    Antes de facto de enviar o nosso bebé para a fornalha da opinião pública, há que consultar um grupo restrito de pessoas que percebem, melhor do que nós, o funcionamento e as intricacias da Assembleia. Nesta fase publicaremos a proposta nos fórums, como um rascunho e esperaremos pelo feedback de pessoas dispostas a corrigir alguns erros de sintaxe ou a editar alguns pontos que não cairão bem com as audiências votantes (não seja algum ilegal!). Depender dos outros nunca é bom, mas felizmente há sempre muitos transeuntes nos fóruns, simpáticos ao ponto de nos ajudar.

  • 3ª Fase - Submissão
    É agora... mas ainda não. Após submeter de facto a proposta à Assembleia, e assumindo que esta é dada como legal pelos moderadores, falta-nos ainda a aprovação de 6% dos Delegados em 3 dias. Para uma moção bem escrita e detalhada, tendo em conta os programas de envio em massa de telegramas desenvolvidos por alguns dos membros da região, tal façanha não será complicada e esta fase passará num instante, assim esperemos. Falhar em reunir os apoios necessários naquelas 72 horas não implica o fim, mas uma chance para voltar a olhar para a proposta e analisar de facto o que falhou.

    Numa nota: por convenção da Assembleia, comendas de regiões submetidas por membros dessa mesma região (auto-comendas) não tendem a ser bem vistas ou a ir muito longe. Por essa mesma razão, uma nação de fora de Portugal (ainda a ser decidida qual) enviará a proposta.

  • 4ª Fase - Votação
    Correu tudo bem e chegámos ao momento da verdade - a votação geral. Este será talvez o momento mais incerto deste processo, estará a generalidade das pessoas do nosso lado ou não? Não podemos saber, mas não nos podemos resignar a morrer na praia, podemos fazer algo. De forma similar à passada campanha na WA, a máquina de campanha portuguesa terá de voltar a funcionar. Durante aqueles 4 dias de votos dedicaremos alma e coração a publicar em todas as regiões que nos queiram ouvir a glória do nosso Portugal e o porquê de um voto pela proposta é um voto correto!

  • 5ª Fase (Extra) - Celebração
    Conseguimos e contra todas as possibilidades a proposta foi aprovada! Heróis do Mar, Nobre Povo... A ocidental praia lusitana conquistou finalmente o globo com o seu brilho singular e, como prova desta conquista, ficará permanentemente (ou até um paspalho se lembrar de revogar a comenda) uma pequena medalhinha da página do nosso Portugal.

Mas... este momento ainda não chegou e temos para já um grande trabalho pela frente. Mãos à obra compatriotas!

The Navegante da Lua of Portugal Digital

Edited:

RawReport