by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

Post

Region: Novo Brasil

#Mestre

Metagame

Para fins de RP, o presente factbook estará já funcionando:

As ideologias no NSBR (Região Novo Brasil – Nationstates) são as forças motrizes por trás de ações do governo ou da população em geral. Adaptado do jogo da Paradox Interactive Victoria II, somado com um pouco da originalidade do RP e de outras atualmente vistas no mundo afora, abaixo se encontram as ideologias que são vigentes no jogo.


Nota: Esse documento pode ser acrescentado ou revisado de acordo com o desenvolvimento da história regional.


Conservadorismo
“Proteção, firmeza, ordem”

O Conservadorismo é a ideologia que visa a ordem como fim social. Os conservadores são representados como os “velhos resistentes às mudanças”, buscando pragmatismo para resolver problemas e respeito a instituição, tradições ou cultura dominante, hesitando aderir a decisões que mudam abruptamente um sistema/modo de vida. Economicamente, nos fins do RP, o movimento conservador visa o protecionismo. Em Tellus, é representado pela Associação dos Conservadores, fundado em Girania por iniciativa do partido Blue House no século XX.

Vertentes do Conservadorismo: movimentos religiosos, partidos liberais-conservadores.


Reacionarismo
“Retorno às origens, revolução, fim do mundo moderno”

O Reacionarismo não apenas visa a ordem e a tradição como também almeja um retorno “aos bons e velhos tempos”, sendo contrário toda e qualquer manifestação da sociedade atual, considerando ela “fadada à derrota”, como “tempos difíceis criados por homens fracos” em relação ao que pensa a respeito de um mundo idealizado que já existiu como “tempos bons criados por homens fortes”. O reacionário pretende lutar contra desejos do mundo atual, contra o sistema internacional, contra a coletividade e pode aparecer em cenários de crise, com desconfiança das instituições ou mesmo problemas que questionam diretamente as bases culturais da população. Movimentos reacionários geralmente fazem vista grossa à perseguições de minorias (alguns apoiam), problemas da desigualdade social ou mesmo do avanço tecnológico.

Vertentes do Reacionarismo: extremistas políticos, extremistas religiosos, movimento neoconservador, tradicionalistas.


Nacionalismo
“Identidade, luta, soberania”

O Nacionalismo é a ideologia que visa a ascensão do Estado e do povo em detrimento dos outros países ou povos. Os nacionalistas são “fanáticos e orgulhosos”, buscando mudar o sistema internacional em busca da melhoria do país, inclusive taxando movimentos contrários ao que acreditam de “traidores da pátria”. Os nacionalistas concordam com os conservadores na manutenção da ordem, tradição e cultura, porém exaltam grandes mudanças por meio de luta, revolução ou até mesmo, perseguição. Nos fins do RP, nacionalistas tendem a serem xenofóbicos ou mesmo criarem rixas com culturas minoritárias do país.

Vertentes do Nacionalismo: Movimentos de independência, fascistas, reacionários, extremistas religiosos.


Liberalismo
“Liberdade, individualidade, escolha”

O liberalismo acredita que a liberdade das pessoas é o principal fim social. Os liberais são os que visam a mitigação do poder do Estado para o progresso da comunidade, buscando também a defesa e crescimento dos direitos civis e sociais que uma pessoa possui dentro do Estado. Os liberais tendem a se inclinar à democracia e a pautas econômicas mais livres do dedo do Estado e também a pautas que buscam diminuir barreiras econômicas/sociais entre países. É geralmente apoiado pela classe empresarial, nos fins do RP.

Vertentes do liberalismo: Movimentos democráticos, movimentos de direitos civis, partidos pró-empresariais, movimento globalista.


Libertarianismo
“Liberdade, fim do Estado, independência”

O libertarianismo é a filosofia que crê no fim do Estado e na total independência de cada ser como pessoa individual dotada da liberdade e da consciência. Os libertários são uma das vertentes do liberalismo que atingiu condução própria, se juntando aos ideais anarquistas que dominaram a Telephassa durante a Terceira Guerra Mundial (1928 – 1935) e após ela. Tendo origem no liberalismo, os libertários quando em parlamentos ou cargos representativos no Estado tendem a apoiar os liberais.
Vertentes do libertarianismo: Luditas, anarquistas pantaristas, minarquistas, movimentos pró-drogas.


Trans-Humanismo
“Escolha, identidade, liberdade”

O movimento trans-humanista foi iniciado em Tigresia-Jandira logo após o incidente em Tigbrullen (1972). Ele advoga pela liberdade dos híbridos e das pessoas que possuem intenção em se tornar híbrida ou ainda cyberaug. O movimento trans-humanista ainda abraçou como aliados na luta, outros movimentos pequenos como minorias étnicas, raciais (elfos e anões), religiosas ou perseguidas. Geralmente é neutro em relação a outros posicionamentos, como economia ou papel do Estado, mas sempre se direcionam a favor da expansão e proteção dos direitos civis. É unido atualmente na Convenção dos Partidos pelos Direitos Sapientes, convenção essa que foi mobilizada internacionalmente a favor da renomeação da Carta de Adenas em “humano” para “sapiente”.

Vertentes do Trans-Humanismo: Movimento extremista híbrido, movimentos élficos, movimentos de inclusão, movimento antirracista.


Socialismo
“Igualdade, capacidade, desenvolvimento conjunto”

O socialismo é uma ideologia que advoga pela igualdade e bem estar da população como fim social único, buscando dar condições melhores a todos e tratamento igualitário, desenvolvendo a sociedade no espírito coletivista. Os socialistas aparecem principalmente entre classes mais pobres e menos favorecidas e acreditam que o papel do Estado é intervir e auxiliar essas classes para que todos possam se desenvolver. O socialismo foi criado no final do século XIX e atuou na égide da Internacional Socialista, convenção em 1950 feita em Aldengrado, Alissonovia Socialista. Seus fins econômicos são planejados pela administração do Estado e geralmente são contrários ao mundo capitalista consumista. Outros fins sociais são a manutenção do ambiente e a descrença no sistema individualizado do homem.

Vertentes do Socialismo: Partido verde, movimento social democrata, movimento social-pantarista, movimentos sindicais, partidos trabalhistas.


Comunismo
“Igualdade, poder do proletário, revolução”

O comunismo é o socialismo ao extremo, elevando armas para atingir a Revolução e atingir o “real comunismo” que seria a ausência do Estado com os trabalhadores possuindo os meios de produção e o fim da desigualdade social. Os comunistas valorizam a ordem vinda das classes baixas, buscando sobrepô-las em relação às classes altas da sociedade. Nos fins do RP, países que são socialistas ou comunistas possuem pessoas dessas ideologias que geralmente advogam pela continuidade do regime e pela manutenção da ordem e da coletividade.

Vertentes do Comunismo: Kazeyvicanismo-Venstrianismo, Hesnovicismo, Zamorismo, movimento anarco-comunista, movimento tecno-comunista.


Culto à Personalidade
“Exemplo, submissão, lealdade”

Embora não sendo uma ideologia concreta, o culto à personalidade é envolvido diretamente com ações populistas de um governo ou pessoa em comum. Ele geralmente aparece nas ideologias nacionalistas, comunistas ou ainda conservadoras (na forma de um “pai da pátria” como salvador do sistema político). Os devotos de alguma ideologia ou pessoa arriscam a vida por ela e geralmente não questionam as opiniões de quem está acima – a não ser que houver fracasso do intento do soberano ou absurdo notório. Nos fins do RP, está envolvido diretamente em governos que conseguem adquirir extrema popularidade e geralmente com líderes que não se enquadram (ou se enquadram em mais de três) ideologias.

Vertentes do Culto à Personalidade: Teocracia absoluta, monarquia absoluta, ditadura vitalícia, movimentos extremistas.


Tecnocracia
“Aptidão, evolução, planejamento”

O movimento tecnocrata visa o planejamento da sociedade como fim social. Ele se baseia na exatidão que pode ser proporcionada por meio da ciência para eliminar a “corrupção” gerada pelo homem no governo. Os entusiastas da tecnocracia acreditam que a ciência pode direcionar a humanidade a uma era dourada baseando-se na aptidão de cada pessoa e no desenvolvimento de suas capacidades. Os tecnocratas geralmente apoiam pautas em que o emprego de tecnologias seja ampliado, defendido ou mesmo planejado. Economicamente, também são a favor geralmente de uma economia planificada pelo Estado – controlado pelo sistema – que deva atender as necessidades conforme dado pelo banco de dados.

Vertentes da Tecnocracia: Democracia Guiada, Extremismo tecnocrático, movimento cyberaug.


Monarquismo
“Lealdade, Firmeza, Aptidão”

O movimento monarquista é, no contexto do RP, um movimento que advoga pela instauração ou vigência do governo de um só (monarca). É diferente do Culto à Personalidade por causa de que é advogado apenas a forma de Estado para um país que ainda assim, pode continuar como uma democracia. O movimento monarquista apela ao monarca a figura de pai da pátria e “representante maior” da população, cujas funções cerimoniais ou mesmo de governo venham a melhor atender as condições da população.

Vertentes do monarquismo: Absolutismo, entusiastas da teocracia, movimentos conservadores.

Read dispatch

Mais informações ou perguntas, TG ou no Chat ON do Whatsapp.

Também lembrando...

Ocorrerá no Chat ON do Whatsapp, link no WFE, neste domingo às 14h em Brasília a segunda parte da reunião da Liga das Nações que definirá a relação entre Alissonovia e a Liga das Nações. Conto com a presença de todos!

Att,
Alissonovia
Mestre de RP

Tenshima wrote:O Primeiro Ato de Unificação Tenshin

Representantes das 3 nações do arquipélago de Tenshima se reuniriam hoje na capital Freniana, em Shirokyo, para discutir os primeiros passos para a unificação Tenshin. A discussão durou no total 3 dias, e durante esse processo, grupos nacionalistas Frenianos e Xiburianos protestaram contra a Unificação, argumentando que as duas culturas já são muito diferentes para serem consideradas só de "Tenshima". Alguns grupos também expressaram desgosto em redes sociais, principalmente reclamando de Karei (Nova brazilis), dizendo que eles teriam traído Tenshima no passado, e provavelmente irão trair Tenshima no futuro.

Hoje, os resultados da discussão foram publicados em redes sociais e sites governamentais, e em breve serão transmitido por TV.

  • Os 3 Reinos Tenshins (Karei (Nova brazilis) Freny e Xiburian) concordam em no futuro próximo utilizar a mesma moeda para uso interno e externo, nome e prazo de implementação a ser definido;

  • Os 3 Reinos concordam em utilizar a mesma forma de governo, um cargo de Chefe de Governo eleito (pelo povo ou pelo parlamento) ou herdado, e a formação de um parlamento eleito democraticamente. Um prazo de até 2025 foi estabelecido para as necessárias reformas;

  • A nação de Aihara é convidada a participar da TLCT (Tratado de Livre Comércio de Tenshima), e é convidada a no futuro aprofundar os laços entre Aihara-Tenshima;

  • Um Exército em conjunto será formado, nomeado "Exércitos Defensivos de Tenshima" (EDT). Cada nação Tenshin promete doar uma quantidade indeterminada de soldados e equipamentos para a formação e manutenção do Exército, que por enquanto sua única função é de defesa do arquipélago;

  • A "Fundação KenHa" (Também chamada de "Kenkyu/Kaihatsu" ou apeas K/K) é criada, com o intuito de unificar os centros de pesquisas e desenvolvimento de Tenshima. Ela trabalhará para facilitar a comunicação de laboratórios por todo o Arquipélago, e funcionará independentemente dos 3 governos, que servirão apenas para dar uma quantidade específica de fundos e recursos para a Fundação.

Em breve os monarcas de cada um dos Reinos se expressará em publico. Preocupações sobre os movimentos nacionalistas estão crescendo, porém a descentralização e desorganização dos grupos faz com que eles não sejam um problema além de protestos e reclamações.

Mestre: Alissonovia

Freny wrote:小さな問題

12 Pessoas presas em escândalo de corrupção do Partido Tsubasatai

Desde o começo do mês, um total de 12 membros do partido liberal, Tsubasatai, foram presas por participarem de um esquema de corrupção. A atual representante do partido, Nana Hahoi, disse que esses eventos são apenas algumas maçãs podres, e que isso não irá se repetir. O governo e a policia iniciaram uma investigação em todo o partido, e pretendem usar esse escândalo para cortar pela raiz o mal da corrupção, que ainda assombra as ruas da capital do Reino.

Não foi liberado muita informação sobre como exatamente o esquema de corrupção funcionava, mas a policia chegou a mencionar a modificação e fraude dos números de gastos governamentais. O caso só ficou conhecido quando o partido conservador, os Kenshintai, fizeram uma investigação pequena nos gastos governamentais, com o intuito de "reduzir gastos desnecessários". Nana Hahoi afirmou que a "investigação" foi iniciada apenas para diminuir a popularidade e influência do partido liberal, e que os números envolvidos no esquema estão muito exagerados.

Tanto o Kenshintai e o Partido Social Freniano (PSL), os outros dois maiores partidos do parlamento, denunciaram o partido liberal. Ambos financiando e pedindo para que a investigação do caso seja concluída sem pressa.

Grupos Nacionalistas se movimentam nas Redes Sociais

Com os protestos nas ruas de Shirokyo se acalmando, grupos nacionalistas, contra a unificação de Tenshima, começaram a ser mais ativos nas redes sociais. Propaganda contra Nova brazilis, Xiburian e vídeos de pessoas queimando a proposta bandeira da nova Tenshima estão circulando pela internet. A grande maioria dos participantes desses grupos são pessoas mais jovens, entre 25 e 16 anos, pessoas que nasceram e viveram chamando a si mesmos de Frenianos, e não de Tenshins. Esses indivíduos estão atraindo cada vez mais seguidores, com seus principais argumentos sendo: "Freny irá perder autonomia na União" e que "Essa nova Tenshima servirá apenas como um fantoche Telephassonico em Kitainan".

Com a Rainha se pronunciando daqui a uns dias sobre o Primeiro Ato de Unificação, as expectativas sobre as palavras que a monarca Miko irá escolher e falar estão cada vez mais altas. A Rainha é o símbolo de união do povo Freniano, e agora este povo espera que ela aja como tal.

Nesse Fact vou escrever sobre os principais patrimônios da nação de Freny, sejam eles Naturais, Culturais ou Imateriais.


Os Patrimônios Reais de Freny são maravilhas culturais, naturais e imateriais escolhidos a mão pelos diversos monarcas Frenianos, e aprovados por um pequeno grupo de especialistas em História, Literatura, Arte e Cultura.

A história do PRF é longa e complicada, ela foi fundada em 1788 pelo monarca Kitaji. Originalmente chamado de "Clube Real de Literatura", ele servia basicamente como um clube do livro para a nobreza Freniana. Em 1807 o Clube publica um livro com avaliações e recomendações de clássicos Frenianos, e rapidamente o livro ganha uma popularidade enorme, sendo um dos livros mais vendidos em território Freniano (em relação a população). O Clube muda de nome em 1810, após o sucesso do livro, para "Maravilhas Culturais de Freny", e passa a avaliar maravilhas culturais em geral, como pinturas, esculturas, culinária e até música. Por fim, em 1940, o nome muda novamente para "Patrimônios Reais Frenianos" e passa a catalogar todos os patrimônios Frenianos.



Patrimônios Culturais

Museu da Arte de Senjiou

As ruinas do Museu da Arte de Senjiou servem como uma lembrança da Guerra Civil de Tenshima, que ocorreu no ano de 1935. O museu foi destruído por forças Imperiais, quando um grupo de rebeldes teriam se abrigado dentro dele. Desde 1957, ele é considerado um Patrimônio Cultural de Freny.

O Museu foi quase que completamente destruído, e é até hoje propositalmente mantido nesse estado. Dentro dele, grande parte das obras que antes eram mantidas ali foram destruídas, e as que restaram num estado bom foram retiradas do museu e movidas para uma réplica da estrutura, em outro lugar de Senjiou. O chão do segundo e terceiro andar foram totalmente derrubados.

A estrutura foi quase demolida em 1956, quando o grupo rebelde "Kenshin" (um grupo democrático, a favor da abolição da Monarquia) protestou ao redor do Museu, usando ele como um exemplo da tirania que uma monarquia pode causar. As tensões causadas pelos protestos foram grandes, e os Kenshins mobilizaram muitas pessoas, principalmente aquelas que teriam perdido entes queridos nas Grandes Guerras Ínfames, causadas pelo Império de Tenshima. No ano seguinte, o museu foi declarado um patrimônio cultural Freniano, como uma medida para acalmar os protestantes, e dizer que a monarquia Freniana é diferente do antigo Império Tenshin.

Fora dele, há uma placa com os nomes dos 14 soldados que teriam se protegido dentro do museu.

O Sino Velho

Popularmente conhecido como "Sino Velho", esse sino de bronze é datado ao século II. Esse tipo de sino, chamado de Dotaku foi muito usado por Tenshima, em rituais e cerimônias religiosas. O Sino Velho em específico, é especial por ser o mais antigo já encontrado, e principalmente, ter sido feito por nativos Frenianos. Os nativos da ilha de Honruma foram quase que completamente assimilados ou exterminados durante a colonização de Tenshima, pelo Reino de Karei.

No sino, é entalhado desenhos de diversos animais diferentes, na maioria carnívoros, em pose de ataque. É acreditado que isso era para espantar espíritos malignos, e trazer uma boa colheita, já que muitos dos animais desenhados são predadores de insetos da região. Atualmente o Sino está sob posse da Universidade de Shirokyo, na capital do Reino, e é exibido no hall principal da Universidade.

Ele já teria passado por vários museus antes, e até serviu como decoração de palácios Reais por muitos anos. Ele teria desaparecido no século XVII, e reencontrado em 1842, enterrado em uma ruína do que parecia ser um templo.

O Sino surpreendentemente está bem preservado, tanto que por isso há histórias na internet de que o sino é assombrado pelo espírito do Imperador Howaji, que governou Tenshima no século VIII. Howaji seria o Imperador que governou Tenshima durante a Grande Praga do Norte, e por coincidência o ano em que ele foi escavado houve um grande surto de gripe que infelizmente tomou a vida de muitos idosos e pessoas já mais fracas de saúde. Estes são apenas rumores, no entanto.

O Palácio Real de Shirokyo

O Palácio de Shirokyo é a moradia da família Real de Freny. Há diversas casas e estruturas dentro dele, incluindo um pequeno templo para orações da família. Cada membro próximo do atual monarca pode ocupar uma das 7 casas dentro do palácio. Atualmente, apenas 3 delas estão sendo usadas, uma para a Rainha, uma para sua irmã, e uma para seu irmão que raramente a usa, já que comumente ele está viajando.

O templo particular da família é mantido por vários cuidadores, que muitas vezes também cuidam das outras casas do palácio. O único motivo do palácio inteiro não ser considerado um templo é por ser particular, e o acesso ao público muito restrito. Apenas na virada do ano, a cada 3 anos, a entrada do público ao palácio é permitida, e um número limitado de pessoas pode utilizar o templo particular da família real. Essa tradição é muito antiga em Freny, e até hoje é dito que o templo mais puro da ilha de Honruma é o templo do palácio real, já que ele raramente sofre com o contato de pessoas impuras.

Ele foi concluído em 1760, e sofreu reformas em 1850, 1900, 1935 e recentemente em 2018.

A Vila de Yoshinabu

Atualmente um parque arqueológico, a vila de Yoshinabu é uma antiga aldeia que se data ao século III antes de Omni. Sendo constantemente escavado, já foram encontrados inúmeros artefatos antigos de extrema importância para a cultura Freniana. Esses artefatos são itens comuns como adagas, tigelas, espelhos estrangeiros, ferramentas de ferro e madeiras e até cabelo humano. A área de escavação é de aproximadamente 30 hectares, e nele já foram encontrados um cemitério com centenas de túmulos antigos, dezenas de casas, um templo primitivo e muralhas de madeira.

A vila foi encontrada em 1973, e desde então é escavada. Em 1992 foi declarada um parque histórico, onde turistas e visitantes de toda Freny exploram com a ajuda de guias a antiga aldeia.

Yoshinabu tem muita importância religiosa para os Frenianos também, já que dentro do templo da aldeia foi encontrado textos, desenhos e estátuas de vários Deuses, alguns ainda presentes na crença e folclore Freniano. A aldeia fica a aproximadamente 15km de Makyo.

O Grande Templo de Mara

O Grande Templo de Mara é, ironicamente, um pequeno templo situado perto do topo do monte Yamakane. É dito que este templo teria sido fundado pela própria Deusa Mara, a principal divindade Seishinista em Freny. Na realidade, o tempo teria sido fundado em 915 (ou 847, a data de fundação exata é disputada devido a alguns documentos confusos e por dificuldades de tradução).

Ele segue o padrão semelhante dos outros templos Seishinistas, porém sua localização única e complicada fez com que as estruturas fossem espalhadas por vários locais da montanha. Devido a isso, e devido as condições extremas do local, há um total de 3 casas com cuidadores também espalhados pelo templo. A área principal, onde é feita as oferendas á Deusa, é a parte mais alta do templo. É dito também que essa é a área onde a Deusa teria dormido, enquanto construía o Templo.

Segundo as lendas Seishinistas, Mara teria se isolado no topo da montanha e construído o templo a mão. Esse teria sido o primeiro templo Seishinista em toda a Freny (por lenda, na realidade não é o mais antigo), e marca um importante desenvolvimento da Deusa. Ela teria então descido da montanha como uma pessoa diferente. Isso é emulado como uma tradição em Freny, onde crentes mais tradicionais fazem uma espécie de peregrinarem até o templo uma vez por ano, normalmente perto das celebrações de fim de ano.



Patrimônios Naturais

O Monte Yamakane

O Monte Yamakane é a mais alta montanha da cordilheira de Zan, e de longe o maior vulcão na ilha de Honruma. O Yamakane é de extrema importância para a cultura, religião e identidade Freniana, sendo muitas vezes descrito como "o coração de Freny". Segundo as crenças, dentro do vulcão estaria escondido o Palácio de Mara, o lugar onde supostamente a Deusa atualmente reside. Há apenas 2 entradas para o palácio, uma no topo do Yamakane, e uma escondida no templo de Mara, que também fica próximo ao topo da montanha.

A economia das cidades ao redor do monte é muito dependente dele, principalmente pelo turismo. Nas cidades e templos ao redor da montanha é comum ver lugares que fazem turistas experimentarem "um dia de monge", onde o cliente passa o dia realizando rituais Seishinistas antigos, passeando pelas partes mais bonitas do templo, fazendo pequenas viagens pela montanha. Essas práticas são muito criticadas, principalmente pela parte mais conservadora da nação.

O Yamakane possui 3.472 metros de altura, é o ponto mais alto de toda Honruma. Ao seu redor, há uma bela floresta de alta altitude, é onde a maioria das vilas montanhosas de Freny habitam. Já foi encontrado pequenas casas em cavernas dentro da montanha, essas pequenas casas datam até a pré-história. Pouquíssimas delas estão abertas para visitas de turistas, no entanto.

A Ilha de Santoshi

No noroeste Tenshin, a cerca de 14km da costa, há a isolada ilha de Santoshi. Ela é uma linda, densa e humida ilha, habitada por inúmeras espécies de fauna e flora, algumas únicas da ilha. Ela é intocada por seres humanos desde 1912, quando foi proclamada propriedade da família Tazakai, e desde então, a família garante que Santoshi seja uma reserva protegida por lei.

[wip]




Patrimônios Imateriais


Read factbook

Alissonovia Lysandus

    Jornal "O Balanço!"
    Trazendo as grandes notícias em poucas linhas para você, leitor cansado!

Aihara aceita entrar na TLCT

Nação kitaia declarou dias depois do convite do futuro país de Tenshima que aceita e tem intenções em entrar no Tratado de Livre Comércio de Tenshima. Duvidosos quanto à unificação tenshin, os aiharanos se mostraram receptivos a futuras relações diplomáticas com o arquipélago unido.

Efeito: +3 de prestígio para cada uma das nações que compõem Tenshima

Frente Parlamentar "Não à Unificação" é criada em Freny

Cidadãos e parlamentares descontentes do reino de Freny com a aproximação do país rumo à reunificação de Tenshima se juntaram e formaram um movimento parlamentar contrário à unidade das ilhas tenshins. Parte dos parlamentares do Kiokujintai, Gakukeitai e Kenshintai anunciaram uma declaração pública que indicando para a rainha Miko que ela deve "apoiar uma Freny independente".

Parah wrote:12° Reunião Extraordinária do Conselho Popular de 2023

O Conselho Popular declara o "Estado Socialista de Parah", onde todo o poder emana da classe trabalhadora e define, inicialmente, por meio de sessão extraordinária:

    1) O fim do domínio privado sobre as grandes propriedades de terra, sem compensação advinda do Estado e sua distribuição para trabalhadores sem terra. Todo bem natural passa a pertencer exclusivamente aos trabalhadores, geridos por cooperativas a serem criadas.

    2) A nacionalização e estatização de todas as empresas nacionais, que serão regidas por meio de uma política popular, sem ter como objetivo o lucro, geridas pelo Conselho de Planejamento Econômico, associado ao Ministério da Economia.

    3) A nacionalização e estatização dos bancos, filiados, agora, ao Conselho Financeiro Nacional, que responde politicamente só ao Banco Central, sob comando do Conselho Popular.

    4) Decreta o fim das obrigações de pagamento as dívidas internacionais contraídas durante a monarquia, como o primeiro golpe contra o capital internacional. Posiciona contrário a toda forma de dominação e se alinha a autodeterminação dos povos.

    5) Estabelece o trabalho obrigatório, como forma de conter o parasitismo de castas sociais que se sustentaram pela força do trabalhador.

    6) Declara-se, por fim, o armamento da população, a fim de criar uma nova força armada, expurgando as influências burguesas que porventura comandam e dominam as forças armadas e, assim, cria-se o Exército Vermelho. A política militar da ESP será definido pela não intervenção estrangeira, defesa da soberania dos povos e pela diplomacia internacional, buscando a harmonia dos trabalhadores de todos os povos, por meio da Cúpula Internacional dos Trabalhadores.

O Conselho aponta ainda um Secretário-Geral, que será responsável pela política exterior do país e por chefiar o Gabinete de Ministros composto por membros do Partido dos Trabalhadores. O poder do secretário geral estará limitado pelo poder do Conselho Popular, enquanto o período de transição estiver em progresso e o Estado abolido. As medidas estarão em vigor imediatamente.

Assinado: [Lista de 500 membros do parlamento] [22 Generais do Exército] [22 organizações populares + suas lideranças.

Parah wrote:Os primeiros dias após a revolução

Iana amanheceu como se nada tivesse acontecido, como se no dia anterior canhões e homens armados não tivessem desfilado por sobre a avenida principal, de onde o Imperador, que sequer chegou a ser entronizado, foi preso. Alguns generais tentaram se movimentar, ataques a norte e por algumas horas tiveram o controle de quase metade da cidade de Iana, mas era aquela metade pobre, exaltada pela revolução, armados e que logo caíram nas graças de alguns membros do baixo escalão do exército, em suma, foi uma revolução sem muita violência aparente.

As mulheres tiveram papel fundamental, assumiram diversas posições nas milícias populares, fizeram verdadeiros escudos humanos para defender nossos homens dos tiros dos soldados, incapazes de atirar em suas primas, irmãs, avós, mães e companheiras. Elas comandaram a revolução e ditaram seu ritmo, manifestando sua vontade máxima com Alyssa Ayn, como mente por trás do Partido e Secretária-Geral da ditadura do proletariado. Tão logo assumiu Alyssa declarou em vídeo que circulou nas redes sociais, o fim do "patriarcado" e das opressões estruturais do homem sobre a mulher na sociedade parahi. Não à toa, o atual Gabinete de Ministros terá apenas um homem, no comando do Ministério da Cultura.

O Conselho Popular, que é o parlamento Parahi, agora ostenta a foice e o martelo, os membros, todos fazem parte do Partido Trabalhista, agora renomeado Partido Comunista Parahi, que vai comandar o país num sistema de partido único, mas planeja-se, sobretudo quando a poeira baixar, a criação de um sistema de sorteio entre aqueles que desejem contribuir para o prosseguimento da revolução, que não pode parar. O Conselho dos Sábios, instituição máxima do judiciário do país, será composto por nomes indicados diretamente pelo Conselho Popular, com os principais nomes do abolicionismo penal e pensadores do comunismo.

Aos nobres, cabe a sua extinção e o julgamento pelos seus crimes. Devemos, assim, assumir, que todos aqueles homens na linha de sucessão ao trono, independente da idade, estão condenados à morte, para que não haja possibilidade de reivindicação ao trono. As mulheres e moças, estarão livres para seguir seu caminho, menos aquelas com tal associação que possa por em risco a segurança nacional, essas ou serão presas ou condenadas à morte. Crianças e adolescentes, de todos os gêneros, pertencentes as castas nobres mais baixas passarão pelo Instituto de Reeducação Política, para imbuir neles o valor do trabalho e do comunismo e retornarão à sociedade como membros da classe trabalhadora, como camaradas. A violência, infelizmente, faz parte do processo revolucionário, e enquanto todos os envolvidos não forem julgados, ela não pode parar.

As rádios, serviços de televisão e internet estão por ora desativados, mas voltarão aos poucos. Primeiro a rádio, depois a televisão, com proibição a sinais vindos do exterior e depois a internet. Com o uso de sua tecnologia e capacidade de pesquisa, se pretende desenvolver uma internet própria e fechar o resto do país as informações advindas das potências burguesas.

Assim, esses são os primeiros movimentos do governo.

Golpe de Estado no Parah reinaugura "período da desconfiança" em Tellus

A ascensão de um Estado comunista em Kitainan restaurou ao mundo os ventos da ideologia comunista que, após a Quarta Guerra Mundial, estagnou-se em Socialist republic of ransland e Republic popular of lorien, bem como Inuedo como resquício do que era a Aliança Internacional Socialista comandada pela Federação dos Estados Socialistas da Alissonovia. Em todo o mundo, partidos alinhados à esquerda, seja ela a revolucionária ou mesmo a light ou social-democrata, comemoram abertamente ou em reuniões mais particulares.

Efeito: boom das ideologias comunista e socialista em países que já as possuem. Governos de pautas mais inclinadas às dessas ideologias podem receber maior apoio parlamentar.

Bancos, empresários, nobres e anticomunistas pressionam governos a repudiarem os eventos no Parah

Após o anúncio do Parah acerca da nacionalização e estatização de empresas, a desconfiança no mercado kitaio cresceu entre os investidores, principalmente na Telephassa. Em países que possuem grande vínculo com bancos, como Znatsnaz, a preocupação com investimentos perdidos foi gritante. Já em relação a sistemas monárquicos e também os sistemas democráticos, apoiadores do monarquismo e dos movimentos a favor da democracia (mesmo entre a esquerda) pressionam governos a anunciarem represálias contra Parah. Nobres, ricassos e parlamentares entusiastas da democracia em Lysandus, Girania e Imperio de Jandira, bem como anticomunistas que sentiram as propagandas contra a FESA e também democráticos (muitos deles, monarquistas) em Repes, anunciam em suas redes sociais e comentários nos altos círculos que apoiarão o governo caso o mesmo se pronunciar contrário aos acontecimentos que julgam "desumanos" no Parah, principalmente em relação à família imperial parahi.

Em Kitainan, nos países de Tenshima (Freny, Nova brazilis e Xiburian), o medo é de que a revolução no Parah afete a economia de todo o continente. Entusiastas socialistas nos três países, pela proximidade com Parah tanto geográfica como cultural, abertamente comemoram "o sucesso da classe operária".

Intervenção de Repes em Parah é anunciada pela mídia kitaia

IANA - A mídia kitaia e principalmente de Parah anunciou uma "intervenção repesiana" nas águas do Estado Socialista. Um porta aviões identificado como de Repes juntamente com um pequeno agrupamento de elite realizaram uma missão de identificação e resgate de Sua Majestade o Imperador do Parah e parte da nobreza ainda viva. Cerca de 40% dos nobres foram resgatados, juntamente com a família imperial central (ou seja, o imperador e sua família próxima).

Apesar da população repesiana aparentemente celebrar a ação do país, críticos ao governo Syzark chamam a presidente de governo de "hipócrita" por querer remover a monarquia repesiana agindo para salvar membros da monarquia e nobreza parahi.

A Liga das Nações anunciou condenar a intervenção de Repes sem a mediação dos conflitos e sem respaldo internacional. A LN também anunciou estar observando as movimentações no Parah, declarando "estar a favor da autodeterminação dos povos na ordem e democracia, condenando remoções abruptas do poder ao invés de uma transição gradual e pacífica". A LN ainda declarou "estar acompanhando as punições contra parte da população parahi motivadas pelo governo", afirmando estar contrária a "punições arbitrárias, de interesse do governo e não conformes ao espírito da justiça internacional".

Efeitos: -4 de prestígio para Repes; -6 de prestígio para Parah; Parah ganha direito de processar Repes no Tribunal de Zerrik; monarquistas em Parah aumentam sua radicalidade; pressão dos monarquistas, liberais, classe rica/nobre, classe militar de países de história democrática para seus governos se pronunciarem a respeito do acontecimento em Parah; -2 de prestígio para os países de Tenshima, +2 de prestígio para países atualmente com governos alinhados ao socialismo e comunismo; tensão global sobe para 15%

Repes, Freny, Parah, Venardia, and 4 othersNova brazilis, Walterdan, Inuedo, and Mittheim

ContextReport