by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

Post

Region: Novo Brasil

Znatsnaz

Plebiscito muda a bandeira de Znatsnaz para proposta de 1801

ADENAS, Znatsnaz – Após alguns meses de discussão com várias propostas de design o plebiscito que visava manter ou alterar a bandeira nacional foi votado ontem de modo remoto. A campanha que durou alguns anos de debate surpreendeu alguns com a proposta vencedora. Com a mudança a antiga bandeira de Znatsnaz que foi desenhada como selo pra o Tratado de Bardan se tornará histórica, ela vinha carregando símbolos das monarquias vizinhas e o selo da Família Ruberscutum com a Flor de Patek ou Flor Térnia num escudo vermelho. Na nova bandeira as referências à influente família dos fundadores foi removida ficando um escudo térnio de estado de defesa, onde a Flor Térnia surge discretamente no meio de um Sol de Novaterna onde quatros raios da Rosa dos Ventos forma espadas com cada pétala da Flor Térnia, o chamado Escudo Aeterno. O Escudo Aeterno é uma arte comum no país e era usado em rituais e como proteção contra o mal, os guerreiros térnios pintavam em seus escudos e nas joias e armas forjadas de entes queridos. Até este escudo aparece em legítimos cofres térnios, relógios e outras peças de luxo fabricadas em Novaterna. A nova bandeira também diminuiu a presença do vermelho e aumentou as cores que pouco eram representadas do Cantão de Adenas (amarelo) e Fourtlet (azul).

A mudança de bandeira de Znatsnaz também soa para analistas como um sinal claro e simbólico da queda de prestígio da velha ordem política no país sob o governo de Meer Dragomir. "Não se deve tomar por menos que Znatsnaz portava o símbolo de uma dinastia bancária que compartilha da mesma origem da Casa Real, hoje os sobrenomes disfarçam a ligação, os negócios do UBZ e da Banca Realle são distintos, mas o fato é que o brasão térnio sobre o escudo vermelho está maculado, o Palácio Real é chamado de Escudo Vermelho em mediciano, então é simbólico o povo optar por esta mudança, é um sinal de desgaste forte, um sentimento de independência znalote dos seu paternalismo simbólico com os antigos patriarcas da Casa Ruberscutum", explicou ou ternialista Atomis Adronik da Academia Real de Adenas, "há um verdadeiro espírito de novo-znalotismo surgindo, um znalotismo que quer mostrar ao mundo ser mais profundo que histórias de banqueiros, política e acordos tecidos em seus espaços neutros, a ideia de um znalotismo do povo znalote, Znatsnaz contada por seu povo, é simbólico estampar símbolos nativos e cores de suas identidades no lugar daquele selo que foi posto ao lado do Tratado de Bardan, é um sinal de recuperar o protagonismo da própria história e dizer 'essa é a Znatsnaz dos znalotes' em contraste com o lugar comum da percepção internacional. Uma narrativa de auto-estima nacional".

Dragomir tem promovido uma grande e profunda mudança na sociedade znalote sem remover seus pilares mais antigos do lugar como as culturas fundadoras, a neutralidade e um espírito nacional de fraternidade de suas nações formadoras, mas Dragomir tem imprimido cada vez mais um sentimento de diferenciação. O fato dos símbolos dos vizinhos deixar a bandeira pode ser um exemplo de que Znatsnaz se emancipou da ideia original de ser uma soberania que atuava como zona tampão nas fronteiras de um mundo em guerra, mas cada vez mais como uma nação única que desenvolveu desse passado sua própria identidade, posição e ideário. Na cerimônia do primeiro içamento das novas bandeiras Meer Dragomir assegurou que tal mudança não pode significar rompimento da origem de suas nações. Na presença de embaixadores de Imperio de Jandira e Lysandus ele assegurou que também foi pego por surpresa pela mudança e vai demorar pra se acostumar com a nova bandeira, mas que Znatsnaz não deixará de reconhecer que é uma irmã mais nova de seus vizinhos, e que não subsistiria sem uma relação de neutralidade e parceira amistosa onde laços comerciais se misturam aos afetivos das grandes famílias.

ContextReport