by Max Barry

Latest Forum Topics

Advertisement

Portugal de Esquerda RMB

WA Delegate: None.

Founder: The Uniao Portuguesa of Povo Unido

Last WA Update:

Board Poll Activity History Admin Rank

Most Nations: 581st Largest Black Market: 640th Most Rebellious Youth: 870th+4
Highest Foreign Aid Spending: 1,400th Largest Welfare Programs: 1,439th Highest Economic Output: 1,444th Most Advanced Public Transport: 2,118th
World Factbook Entry

Região em língua portuguesa dedicada a temas da esquerda nacional e internacional.

Nações de todas as ideologias são bem-vindas, se vierem para conversar e debater por bem.


Embassies: International Socialism, Communist Alliance, Lardyland, USSD, Brasil, Anarchy, and Bus Stop.

Tags: Anarchist, Anti-Capitalist, Communist, Democratic, Featured, Medium, and Socialist.

Portugal de Esquerda contains 23 nations, the 581st most in the world.

Today's World Census Report

The Nicest Citizens in Portugal de Esquerda

World Census sociology experts studied citizens from various nations to determine which seemed most friendly and concerned for others.

As a region, Portugal de Esquerda is ranked 2,780th in the world for Nicest Citizens.

NationWA CategoryMotto
1.The People's Republic of The White StarsCivil Rights Lovefest Brave Progressives“tudo para todos”
2.The Free Land of Comuna de OportoLiberal Democratic Socialists Open-Minded Education State“Socialismo em Liberdade”
3.The Free Land of NaturalandLeft-wing Utopia Utopia“Nature above all”
4.The Federation of AldoninLeft-wing Utopia Utopia“United we stand”
5.The Uniao Portuguesa of Povo UnidoLeft-wing Utopia Utopia“O povo é o estado!”
6.The Peaceful Land of URSPLeft-Leaning College State Paradise“União das Regiões Socialistas de Portugal”
7.The Queendom of Lisbon DollsDemocratic Socialists Ordinary Caring Intelligent World Citizens“Roubaram o motto”
8.The Democratic Republic of Terra SadinaLiberal Democratic Socialists Open-Minded Education State“Viva o Vitória!”
9.The Socialist Land of Vila MorenaLeft-wing Utopia Utopia“Em construção...”
10.The People's Republic of Alentejo ComunistaIron Fist Socialists Equality and Tolerance Society“A Terra a quem a Trabalha”
123»

Regional Poll • És a favor da extinção das propinas?

Poll called by The Community of Praia do gato

Voting opened 11 days ago and will close . Open to residents. You cannot vote as you are not logged in.

Regional Happenings

More...

Portugal de Esquerda Regional Message Board

para quem votou na segunda opção, dependendo dos rendimentos, lembrem-se que um tipo que recebia 800 euros ia ter propinas à borla, mas um que recebesse 810 já não tinha

ou há igualdade ou não há. ah e tal mas os mega ricos? esses vão prá privada, deixem-se de sonhos

URSP wrote:para quem votou na segunda opção, dependendo dos rendimentos, lembrem-se que um tipo que recebia 800 euros ia ter propinas à borla, mas um que recebesse 810 já não tinha

ou há igualdade ou não há. ah e tal mas os mega ricos? esses vão prá privada, deixem-se de sonhos

continuo a achar que as pessoas pobres, para além de propinas ficavam melhores até com propinas mesmo que só cobrissem o curso mas que pudessem ser pagas em prestações mais pequenas ao longo de mais tempo

tipo, por exemplo em vez de pagar 100 euros cada mês, em 12 meses, pagar 50 euros cada mês ao longo de 24 meses

acho fácil de perceber o intuito digo

URSP wrote:mas o meu voto não vive de esperança sobre o que pode mudar, vive do presentee no presente vejo zero de socialista no ps

Justo e não te censuro, só que vai dar ao que disse inicialmente, ou seja, depende do que entendes por socialismo, uns são Bolsheviques e querem logo tudo ou fazer tudo ao mesmo tempo; eu por exemplo já sou mais "Menchevique" (figurativamente) e até vejo benefícios na democracia liberal e que deve coexistir e tal, mas o ideal será estabelecer uma sociedade mais "socialista" pela via parlamentar.

Não vês porque só estás a pensar no PS como governo, quando também há autarquias socialistas que estão a fazer um trabalho excelente e fazem-no com grande espírito socialista. O Governo Central liderado por um grupo de pessoas não é todo o PS, não convém cair nessa esparrela, porque todos os partidos têm telhados de vidro, como já temos vindo a ver ao longo deste debate, primeiro com o PS, depois com o BE, e agora nas notícias vemos aquilo que aconteceu ao genro do Jerónimo.

Isto não é uma competição para ver quem é mais socialista ou não, eu até posso ler Marx e Engels, e ir para sei lá, um governo ou Autarquia com um programa em mente ou achar que estou a ser a pessoa mais socialista do mundo e na realidade estar a fazer uma grande asneira ou ter feito escolhas ou prioridades erradas. Atenção que não estou a defender as más decisões do PS, que sou talvez o maior crítico até, apenas estou a tentar frisar que também pode ser uma questão de perspectiva e já por isso é que existem várias variantes de socialismo, com posturas diferentes.

Pronto, espero que isto ajude a terminar o que seria um debate circular, até porque partilho parte do que dizes, eu também queria mais e fico sempre insatisfeito quando muitos do PS chegam lá e ficam "aburguesados" e viram a casaca, mas pronto, penso que nós nas esquerdas devíamos era concentrar mais no que nos une do que nos separa.

Post self-deleted by Comuna de Oporto.

Paraiso Comunista wrote:Mais devagar, oh dono da verdade...

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/passos_coelho_admite_privatizaccedilatildeo_parcial_da_caixa_geral_de_depoacutesitos

O Passos Coelho apresentou-se claramente como um liberal e até foi logo nas primárias do partido. A corrente sempre existiu apesar de reduzida mas nos últimos anos cresceu substancialmente. Além disso, muitos dos caciques locais que não são liberais apoiam qualquer líder que possa ganhar eleições.

O povo de esquerda pode achar que é uma palavra suja, a maioria do povo de direita não, podes ter a certeza disso. A ideia de reduzir fortemente os impostos não costuma ser assim tão impopular. O liberalismo pode não ser maioritário na direita mas está a aumentar e se há discurso que cansa é o da enorme quantidade de liberais a queixarem-se de supostamente não existirem liberais.

Quanto à história da corrupção, entre o PS e o PSD é extremamente semelhante. O PCP funciona de uma forma muito própria, com a submissão dos militantes ao partido em termos de rendimentos. No BE bastou uma câmara… (peço desculpa pela fonte mas a notícia é mesmo verdadeira)
http://www.direitapolitica.com/anita-do-bloco-de-esquerda-acusada-de-corrupcao/

“Mesmo nas medidas de austeridade que adotámos fomos sempre sociais-democratas”. - Passos Coelho.

Talvez lá nos discursos internos ele se tenha assumido como liberal, mas para o país a conversa foi outra.

E isso leva-nos à palavra suja. Se a palavra é tão adorada pela direita, porque é que é preciso o rei fazer anos para conseguirmos ver essa bandeira ser agitada por membros do PSD? Eu sou um tipo que vai acompanhando as notícias e não vejo nada do que tu vês. Vejo até o contrário, quando um liberal começa a meter a cabeça de fora, aparecem logo os donos do partido a dizer "não, calma que nós somos e sempre fomos sociais-democratas".

Em relação à corrupção, não vale a pena pegar em casos específicos quando falamos em generalidades. Há gatunos no PCP? Òbvio que sim. Mas no geral a direita tem mais ligações ao capital e por isso é normal que existam mais oportunidade tentadas e concretizadas de corrupção.

URSP wrote:távamos a falar da história e tu vais buscar o coelho como exemplo? legit, legit o sá carneiro deve andar às voltas no buraco

Estávamos a falar se o liberalismo era assumido no partido ou não. Quando quiseres falar normalmente em vez de apenas atirar bocas com manias de superioridade moral, avisa.

Aldonin wrote:“Mesmo nas medidas de austeridade que adotámos fomos sempre sociais-democratas”. - Passos Coelho. Talvez lá nos discursos internos ele se tenha assumido como liberal, mas para o país a conversa foi outra. E isso leva-nos à palavra suja. Se a palavra é tão adorada pela direita, porque é que é preciso o rei fazer anos para conseguirmos ver essa bandeira ser agitada por membros do PSD? Eu sou um tipo que vai acompanhando as notícias e não vejo nada do que tu vês. Vejo até o contrário, quando um liberal começa a meter a cabeça de fora, aparecem logo os donos do partido a dizer "não, calma que nós somos e sempre fomos sociais-democratas". Em relação à corrupção, não vale a pena pegar em casos específicos quando falamos em generalidades. Há gatunos no PCP? Òbvio que sim. Mas no geral a direita tem mais ligações ao capital e por isso é normal que existam mais oportunidade tentadas e concretizadas de corrupção.

Não, a notícia não se refere a discursos internos. Sempre se soube que ele era liberal.

Essa frase não significa nada, até parece que ainda não percebeste que em Portugal a "social-democracia" tem um sentido diferente, significa ser a favor do Estado-Social. Assim, se o Passos disse isso não corresponde a afirmar que não é liberal. Se me mostrares um caso em que tenha negado ser liberal, aí sim teria sido uma mentira.

Todos no PSD se disseram e dizem ser social-democratas: Cavaco, Alberto João Jardim, Santana Lopes, Pacheco Pereira, Durão Barroso, Passos Coelho. Ora, é obviamente impossível que gente com pensamento político tão diferente esteja incluída nesse termo. Na verdade nenhum é, os sociais-democratas estão no PS.

Concordo com o que disseste sobre a corrupção. Além de terem um acesso ao poder muito mais reduzido, normalmente nos partidos mais à esquerda as pessoas não gostam de ter ligações a empresas portanto é natural que não haja grandes casos de corrupção.

Thordo wrote:eu acho que se devem manter

mas para as pessoas mais pobres permitir o pagamento em prestações mais sustentáveis do que as normais

ou financiar a habitação aos estudantes

é que ca em portugal eu entendo que a gente é pobre, mas as propinas nao sao assim tao altas

eu tnh um irmao que estuda em inglaterra e custa 9000 por ano

pago com emprestimo obviamente XD

cá nao sei se a maioria chega a ultrapassar os 2000 por ano

Propinas + alojamento + trasportes = classe média-baixa sem acesso ao ensino superior.

Povo Unido wrote:Pobre Aldonin :(

Deve ter sido muito fixe, eu quando era mais garoto fazia campismo selvagem mas era no algarve ou no alentejo, o animal mais selvagem que havia era o bêbedo da aldeia mais próxima.

Em Portugal acho que já acampei em todos os distritos, só falta na Madeira. A única vez que tive problemas foi na Guarda, onde acampámos perto de um riacho sem saber que estávamos em propriedade privada, não havia cercas, nem redes nem nada. A meio da noite o dono do terreno acorda-nos aos gritos com uma caçadeira na mão. Mas depois de esclarecido acabámos a beber uma aguardente com ele e ainda nos deu pão para o pequeno-almoço :)

Praia do gato wrote:Propinas + alojamento + trasportes = classe média-baixa sem acesso ao ensino superior.

depende muito do que defines como classe média baixa
depende onde vivem

mas também acho que é difícil para essas pessoas de pagar tudo
agora, se as bolsas forem alargadas a essas pessoas acho que, mesmo bolsas mais baixinhas já ajudavam
classe média baixa é o quê? 1600-2500 euros mensais no total da família?

não sei mesmo tens de me definir

Forum View

Advertisement